Conhecimento de Performance com Base no Teste do Desempenho Motor do Nado Crawl, na Aprendizagem do Nado Crawl
Por Juliana Izabel Katzer (Autor), Jose Francisco Gomes Schild (Autor), Cassio de Miranda Meira Junior (Autor), Sara Teresinha Corazza Kroth (Autor), Suzete Chiviacowsky (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 37, n 3, 2015. Da página 245 a 250
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do feedback após boas tentativas de prática na aprendizagem do nado crawl. Participaram 48 adultos, divididos em dois grupos: G-Boas, que recebeu feedback após boas tentativas de prática e G-Ruins, que recebeu feedback após tentativas de prática ruins. Para verificar a aprendizagem foi utilizado um teste de desempenho motor para o nado crawl. Para ambos os grupos, independentemente do feedback fornecido, foi detectada diferença entre o pré e o pós teste, indicando sucesso no processo de aprendizagem. Não foi verificada diferença entre os grupos em relação aos pós-testes. Conclui-se que o fornecimento de feedback após boas e más tentativas de prática pode levar à aprendizagem similar do nado crawl.