Conhecimento de Professores de Educação Física Sobre os Pressupostos da Organização da Prática Para Aprendizagem Motora
Por Nara Ingrid Costa da Paciencia (Autor), Gabriel Alexandre Barbosa Pereira (Autor), Marcela de Castro Ferracioli-gama (Autor).
Resumo
Habilidades motoras e seu ensino estão inseridos em todo contexto da Educação Física, seja na escola, na prática de esportes e de atividades recreativas. Assim, faz-se necessária a utilização dos critérios de organização da prática, segundo os pressupostos da área do Comportamento Motor, para o alcance dos objetivos do professor em relação a aprendizagem das habilidades motoras. Os objetivos foram analisar se há a utilização dos critérios da organização da prática das habilidades motoras no contexto da Educação Física Escolar e avaliar o conhecimento dos professores de Educação Física acerca da organização da prática para aprendizagem motora. Participaram do estudo 42 professores (feminino=19) de Educação Física do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de cidades cearenses. Um questionário acerca da própria formação acadêmica, da atuação profissional enquanto docente, do conhecimento sobre critérios de organização da prática para aprendizagem motora e da utilização desses critérios em situações específicas foi respondido pelos participantes. Análises quantitativa, estatística descritiva, e qualitativa, análise de conteúdo, foram empregadas. Os resultados mostraram que os participantes obtiveram formação sobre Comportamento Motor e conhecem alguns pressupostos da organização da prática para aprendizagem motora. O critério Distribuição/Espaçamento da prática foi o menos conhecido e utilizado pelos professores. Fatores relacionados às condições para aula, como disponibilidade de materiais, quantidade de alunos por turma e duração da aula, às características dos alunos, como motivação e dificuldade de desempenho, e ao conteúdo específico de cada série muitas vezes são mais determinantes da organização da prática do que os critérios que foram investigados.