Resumo

Habilidades motoras e seu ensino estão inseridos em todo contexto da Educação Física, seja na escola, na prática de esportes e de atividades recreativas. Assim, faz-se necessária a utilização dos critérios de organização da prática, segundo os pressupostos da área do Comportamento Motor, para o alcance dos objetivos do professor em relação a aprendizagem das habilidades motoras. Os objetivos foram analisar se há a utilização dos critérios da organização da prática das habilidades motoras no contexto da Educação Física Escolar e avaliar o conhecimento dos professores de Educação Física acerca da organização da prática para aprendizagem motora. Participaram do estudo 42 professores (feminino=19) de Educação Física do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de cidades cearenses. Um questionário acerca da própria formação acadêmica, da atuação profissional enquanto docente, do conhecimento sobre critérios de organização da prática para aprendizagem motora e da utilização desses critérios em situações específicas foi respondido pelos participantes. Análises quantitativa, estatística descritiva, e qualitativa, análise de conteúdo, foram empregadas. Os resultados mostraram que os participantes obtiveram formação sobre Comportamento Motor e conhecem alguns pressupostos da organização da prática para aprendizagem motora. O critério Distribuição/Espaçamento da prática foi o menos conhecido e utilizado pelos professores. Fatores relacionados às condições para aula, como disponibilidade de materiais, quantidade de alunos por turma e duração da aula, às características dos alunos, como motivação e dificuldade de desempenho, e ao conteúdo específico de cada série muitas vezes são mais determinantes da organização da prática do que os critérios que foram investigados.

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