Conhecimento Declarativo de Docentes Sobre a Prática de Lutas, Artes Marciais e Modalidades Esportivas de Combate nas Aulas de Educação Física Escolar em Pelotas, Rio Grande do Sul
Por Joel Maurício Corrêa Fonseca (Autor), Emerson Franchini (Autor), Fabrício Boscolo Del Vecchio (Autor).
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar o conhecimento e aplicação do conteúdo lutas nas aulas de educação física pelos professores da rede escolar da cidade de Pelotas/RS. Participaram 69 professores, que responderam a questionário previamente validado para conhecer a relação entre lutas e educação física escolar. A análise inferencial foi feita via aplicação dos testes Binomial e Qui-Quadrado, utilizando-se 5% como nível de significância. A maior parte (91,3%) dos professores não contemplava as lutas em suas aulas, embora apenas 6,25% consideraram este conteúdo inadequado para o ambiente escolar. A alegação para não se trabalhar tal conteúdo envolveu falta de instrução (46,3%) ou de condições físicas da escola (20%), e ausência de ter especialista colaborador (11,3%). Processos de educação continuada podem auxiliar na modificação desse cenário.