Conhecimento do perfil profissional almejado pelos gestores de academias: informações às boas práticas

Por Caroline Schramm Alves (Autor), Daiane Branco (Autor), Rafael Hoffelder Pinno (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2021 . páginas 60 - 71

Resumo

Ao se formar, o Profissional de Educação Física (PEF) se depara com um mercado de trabalho exigente e competitivo. Ainda que as Instituições de Ensino Superior (IES) tentem adequar seus currículos para melhor preparar os estudantes à realidade laboral, ainda é discrepante a relação ensino-serviço. Além disso, o trinômio CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) do PEF deve estar alinhado e concebido à possibilidade de se adaptar rapidamente às diferentes situações. Nesse sentido, cabem aos gestores das academias a responsabilidade de encontrar os PEFs que melhor se adaptam ao seu negócio e, assim, possam contribuir com inovações. Portanto, o perfil desejado pode variar de acordo com a área de atuação dentro do estabelecimento e do público-alvo da academia, além dos interesses de cada gestor. Nessa trajetória, para os egressos dos cursos de graduação em Educação Física, é salutar o conhecimento do perfil profissional desejado pelos gestores desses meios