Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma manifestação que tem características semelhantes, mas particulares a cada pessoa do espectro, que compõe uma tríade principal que compromete três áreas do desenvolvimento humano. Este estudo investigou o conhecimento dos professores acerca do TEA nas escolas da rede pública de ensino. Participaram da pesquisa 34 professores de Educação Física com alunos incluídos em escolas regulares e públicas no município de Montes Claros, MG. O instrumento utilizado foi um questionário contendo dez questões fechadas, com 4 quatro opções de resposta, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário de forma presencial e on-line através do Google Forms, os dados foram tratados no programa estatístico Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 26.0 para Windows, onde foi realizada uma análise descritiva dos dados com valores de mínimo, máximo, média, desvio padrão, frequência real e absoluta. Ao final participaram do estudo 34 professores de Educação Física, onde pode ser analisado um aproveitamento de mais de 70% de respostas corretas, demonstrando um bom grau de conhecimento para ministrar aula com alunos com TEA. Os resultados nos permitiram depreender que o conhecimento dos professores de Educação Física acerca do Transtorno de Espectro Autista foi considerado satisfatório. Entretanto, para que esse ensino consiga agir de forma que inclua a todos, o professor necessita de um sistema de ensino sólido, com políticas públicas que o estimulem para que, assim, possa se desenvolver um ambiente inclusivo.

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