Conhecimento dos Professores de Educação Física Escolar Sobre a Abordagem Saúde Renovada e a Temática Saúde
Por Daniel Zancha (Autor), Gabriela Bongiorno Sica Magalhães (Autor), Jéssica Martins (Autor), Thais Argentini da Silva (Autor), Thais Borges Abrahão (Autor).
Em Conexões v. 11, n 1, 2013. Da página 204 a 217
Resumo
O presente estudo propôs-se a identificar de que maneira o conceito Saúde é compreendido e trabalhado pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, descobrir se a abordagem pedagógica Saúde Renovada é conhecida e tem sido aplicada nas aulas, bem como discutir a importância da mesma no contexto escolar. Uma pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação da técnica de entrevista individual semi-estruturada, como instrumento de coleta de dados. A amostra foi composta por dez professores de Educação Física que ministram aulas no Ensino Fundamental II de escolas da rede pública, localizadas no município de Jaguariúna-SP. No estudo constatou-se que 100% dos professores entrevistados não possuem conhecimento sobre a abordagem pedagógica Saúde Renovada. No entanto, verificou-se que os mesmos profissionais trabalham com elementos da temática Saúde em suas aulas, ainda que esta não seja o eixo central contemplado em suas ações docentes.