Resumo

A abordagem das temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis devem ser priorizadas no contexto escolar, mais especificamente nas aulas de Educação Física, por ser uma disciplina que envolve completamente o corpo humano em suas diversas dimensões. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de professores de Educação Física sobre saúde e fatores de risco para doenças e agravos não-transmissíveis, bem como, a abordagem de temas geradores e transversais. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a um grupo de quatorze professores da rede estadual de ensino de Alegrete, RS, onde foi investigado o conhecimento dos mesmos sobre saúde e doenças e agravos não-transmissíveis e se estes temas eram trabalhados nas suas aulas. Posteriormente, foi proporcionado aos docentes um curso de capacitação em saúde no contexto escolar, com a finalidade de despertar nos professores a motivação e ressaltar a importância da abordagem destes temas em suas aulas. Entre os resultados é possível destacar que a maioria dos participantes tem conhecimento sobre os conceitos de saúde e das doenças investigadas, assim como afirmam trabalhar com temas geradores e abordar alguns temas transversais no cotidiano das aulas. Inserir atividades que abordem o tema saúde na disciplina de Educação Física poderá facilitar a compreensão dos alunos, pois estarão aprendendo a teoria e prática de forma associada. Considera-se de extrema relevância que os professores tenham conhecimento sobre saúde e a prevenção de doenças e suas complicações, para que possam incluir estes temas em suas aulas, como previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e assim proporcionar o conhecimento aos alunos sobre como ter uma boa saúde e melhor qualidade de vida.

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