Resumo

A elaboração deste ensaio acadêmico foi motivada pelo honroso convite recebido para
participar do III Seminário de Educação Física Escolar, com a incumbência de proferir a conferência de
encerramento, cujo tema central é “Conhecimento e Especificidade da Educação Física Escolar”.
É compreensível que passe pelo imaginário da plenária, bem como dos leitores, a expectativa
de que algum iluminado possa resolver, de certa forma, o problema dos conflitos de posição acerca da
especificidade e do conhecimento que deva ser pedagogicamente tratado no âmbito da Educação Física
Escolar. Esse tipo de esperança é genérica, não se restringindo à temática em foco e nem ao contexto dos
profissionais da área. Portanto, é preciso, logo de início, relativizar esta crença.
Por mais seguras, argumentadas e consistentes que sejam as posições assumidas a este respeito
(e em relação a tudo que seja vinculado às ciências humanas e sociais), é necessário saber de que ponto de
vista partem o(s) autor(es) ao assumir(em) determinadas posições e propor(em) alternativas de ação.
Academicamente falando, a análise crítica das posições assumidas nesse fórum de debates dependem da
concepção de Educação Física, de educação, de escola, de cidadania. Em última instância, da visão de mundo
do sujeito comunicador.
Seria, portanto, pretensão descabida da nossa parte querer apresentar uma posição ou solução
que dê conta, plenamente, da temática em questão. Só estamos, portanto, credenciados a tratar desse tema a
partir de um ponto de vista que pretendemos apresentar em linhas básicas, tentando demonstrar, na medida do
possível, a fragilidade que vemos nas outras proposições a que nos contrapomos. Obviamente, o ponto de
vista está condicionado à nossa história de vida que é influenciada, e também influencia, nosso contexto de
interação sócio-cultural.
Para atender ao tema proposto é preciso esclarecer alguns pressupostos gerais, que
fundamentam nossa visão de mundo na relação com a temática em análise. Estes pressupostos passam pela
necessidade de fundamentar o que concebemos como função essencial da educação escolar; em que objetivo
geral deve se pautar o professor de educação física escolar no sentido de contribuir para a formação da
cidadania dos educandos; e que concepção de conhecimento e que conhecimentos podem ser trabalhados no
contexto a ser fundamentado.

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