Resumo

Objetivos: Verificar a prática pedagógica dos educadores do Instituto Guga Kuerten (IGK) no ensino das competências sociais para as crianças por meio do esporte. Método: O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e com caráter interpretativo, os dados foram obtidos a partir de um estudo de caso institucional com a participação de cinco professores de educação física, a coleta dos dados ocorreu em um período de quatro meses, utilizaram-se dois instrumentos para obtenção dos dados: observação sistemática e entrevistas, com procedimentos de estimulação de memória. A análise dos dados foi realizada a partir do método de análise de conteúdo. Resultados e discussão: O programa “Campeões da Vida”, do Instituto Guga Kuerten, utiliza como ferramenta educativa a prática de esportes, atividades pedagógicas e recreativas com abordagem interdisciplinar entre a educação física e outras áreas profissionais voltadas à educação. Por meio de práticas educativas apoiadas no esporte, os quatro pilares da educação são vivenciados pelos educandos na forma de competências sociais. Considerações Finais: Espera-se que o artigo possa ser incorporado a um conjunto de conceitos já existentes, e contribuir no aprimoramento dos profissionais de educação física atuantes em projetos sociais.

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