Conhecimento e Percepção de Adolescentes Sobre Exercício Físico Relacionado à Saúde e Qualidade de Vida da Rede de Ensino da Cidade de Maringá - Paraná
Por Priscila Garcia Marques da Rocha (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 18, n 1, 2007.
Resumo
O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar o conhecimento e a percepção sobre o exercício físico de adolescentes atletas e não-atletas da rede de ensino da cidade de Maringá - Paraná. Participaram do estudo 445 adolescentes de 12 a 17 anos de idade, dos quais 360 eram estudantes não-atletas do Ensino Médio das redes de ensino pública e particular e 85 eram estudantes atletas. O instrumento de medida utilizado foi o questionário de conhecimento e percepção sobre o exercício físico. Os adolescentes não-atletas apresentaram melhores níveis de conhecimento sobre o exercício físico (♂ 16,8 (± 4,0), ♀ 17,2 (± 3,4); p=0,14) que os atletas (♂ 15,8 (± 3,8), ♀ 15,1 (± 3,4); p=0,83), mas não houve diferenças estatisticamente significativas. Essa pesquisa ressalta que as informações sobre o exercício físico devem ser implementadas por técnicos e professores, para que esses adolescentes se tornem mais conscientes da importância da qualidade de vida.