Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a existência de interação entre os efeitos de diferentes freqüências de conhecimento de resultados (CR) e a complexidade da tarefa, na aprendizagem de três variações (simples,intermediária e complexa) de uma tarefa motora sequencial, com objetivos espaciais e temporais. Cento e vinte estudantes universitários, 60 de cada sexo, foram utilizados como sujeitos, distribuídos em 12 grupos de 10 sujeitos cada, com igual número de sujeitos de cada sexo por grupo, considerando as diferentes tarefas e as diferentes freqüências de CR (100, 66, 50 e 33%). As tarefas requeriam que os participantes pressionassem teclas do teclado numérico do computador, com diferentes requerimentos espaciais e temporais, manipulados de forma a modificar a sua complexidade. A tarefa simples foi constituída de quatro teclas, sem mudanças em direção e tempos parciais. A tarefa intermediária foi constituída de cinco teclas, com diferentes tempos parciais e uma mudança em direção. A tarefa complexa foi constituída de seis teclas, com diferentes tempos parciais e várias mudanças de direção. O estudo foi composto de três fases: aquisição e, 24 horas depois desta, retenção e transferência. Foi utilizada a ANOVA a fim de verificar eventuais diferenças e o teste de Tukey para determinar diferenças específicas. Os resultados não demonstraram a existência de interação entre freqüência de CR e complexidade da tarefa. Tais resultados diferem de alguns outros encontrados na literatura, indicando que mais estudos são ainda necessários para clarificar a questão. UNITERMOS: Aprendizagem motora; “Feedback”; Conhecimento de resultados (CR); Freqüência de CR; Complexidade da tarefa.

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