Conhecimento de Resultados Auto-controlado: Efeitos na Aprendizagem de Diferentes Programas Motores Generalizados
Por Suzete Chiviacowsky (Autor), Juliana Goebel Treptow (Autor), Cássio de Miranda Meira Júnior (Autor), Jose Francisco Gomes Schild (Autor), Go Tanii (Autor).
Em Revista Portuguesa de Ciências do Desporto v. 9, n 3, 2009. Da página 175 a -
Resumo
O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da fre-quência auto-controlada de conhecimento de resultados (CR)na aprendizagem de diferentes programas motores generaliza-dos. Foram utilizados trinta sujeitos, estudantes universitários,distribuídos em dois grupos, de acordo com as diferentes con-dições de
feedback: grupo auto-controlado e grupo externamentecontrolado. Foram utilizadas três tarefas sequenciais de pres-sionar teclas do teclado numérico do computador, praticadas deforma aleatória, durante a fase de aquisição. A fase de retençãofoi realizada no dia seguinte. Diferente de resultados de pesqui-sa anteriores, a análise dos dados, realizada por meio da ANOVA, não constatou diferença significativa entre os grupos,o que demonstra que a frequência auto-controlada de CR não ésuperior à freqüência externamente controlada quando a apren-dizagem envolve diferentes programas motores generalizados