Resumo


Este estudo teve como objetivo verificar os efeitos da freqüência relativa
de CR na aquisição de habilidades motoras seriadas. Utilizou-se nesse estudo 30 voluntários, com idade média de 23 ± 3,8 anos e sem experiência
prévia com a tarefa, distribuídos aleatoriamente em três grupos (n= 10). A
tarefa utilizada foi o transporte de bolas de tênis entre os recipientes de
uma plataforma de madeira, com seqüenciamento e tempo-alvo predeterminados. Os sujeitos praticaram 60 tentativas na fase de aquisição recebendo CR com 100%, 66% ou 33% de freqüência (G100, G66 e G33,
respectivamente). Após dez minutos realizou-se o teste de retenção imediato, com 10 tentativas da mesma tarefa da fase de aquisição, porém sem
fornecimento de CR. Em seguida, realizou-se o teste de transferência imediato, com 10 tentativas de um novo seqüenciamento e tempo-alvo. No
dia seguinte, realizaram-se os testes de retenção e transferência atrasados,
mantendo as mesmas características do dia anterior. A ANOVA two way
com medidas repetidas no segundo fator e o teste post hoc de Tukey não
acusaram diferenças, na média e no desvio padrão do erro absoluto, entre
os grupos em nenhuma fase do experimento. Entretanto, na análise da
média do erro absoluto a ANOVA two way com medidas repetidas no
segundo fator e o teste post hoc de Tukey indicaram diferenças na interação
entre grupos e blocos de tentativas, apontando um desempenho inferior
do G66 em relação ao G100 e G33, durante os testes. Em relação aos
efeitos relativamente duradouros da aprendizagem, detectados nos testes
de 24 horas, os resultados contrariam a premissa que o CR fornecido com
freqüência de 100% é prejudicial à aprendizagem. Uma possível justificativa é o fato de a tarefa ser simples, ou seja, dez tentativas são suficientes
para a estabilização do desempenho. No entanto, outros estudos que utilizaram a mesma tarefa apresentaram diferenças entre grupos. Assim, novos
estudos devem ser conduzidos para investigar o papel da freqüência relativa de CR em função de tarefas com características distintas

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