Conhecimento Sobre a Presença da Filmadora, Níveis de Ansiedade e Desempenho Motor Global de Crianças
Por Fabiana Monteiro Bassi (Autor), Flávio de Souza Castro (Autor), Luciano Basso (Autor), Jaqueline Freitas de Oliveira Neiva (Autor), Cassio de Miranda Meira Junior (Autor).
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o efeito do conhecimento sobre a presença da filmadora no desempenho de habilidades motoras fundamentais e a relação com os níveis de ansiedade em crianças. Participaram da pesquisa 31 crianças do sexo masculino, com idades entre 7 e 9 anos, as quais executaram seis habilidades motoras de locomoção e seis de controle de objeto do Teste de Desenvolvimento Motor Global 2 em duas situações, com a filmadora visível e com a filmadora oculta. O questionário de ansiedade traço-estado para crianças de Spielberger foi utilizado para medir os níveis de ansiedade antes e durante a realização do teste motor. Cada criança foi testada nas duas condições, com intervalo de três meses entre os momentos de coleta. Os testes t de Student para amostras dependentes indicaram desempenhos superiores para a condição de filmadora visível no subteste controle de objeto e no coeficiente motor geral. Em ambas as condições, o teste de qui-quadrado apontou que a maioria das crianças apresentou nível “muito pobre” de desenvolvimento motor global. Não foram encontradas correlações significativas entre ansiedade e desempenho motor. Os achados foram discutidos com base em teorias de motivação para o desempenho, fundamentalmente sobre aspectos relacionados à autodeterminação, fluxo e nível de ativação.