Resumo

: Nas últimas décadas, com os avanços na área da medicina, houve uma grande diminuição das mortes pelas enfermidades infecciosas. No entanto, pelo estilo de vida adotado pela população, outras morbidades tomaram o lugar nas estatísticas de morte no mundo. O desequilíbrio causado pela diminuição da atividade física e o aumento da ingestão de calorias leva ao sobrepeso e a obesidade tendo como consequencias novas formas de mortalidade. Os fatores de risco que levam a distúrbios de saúde estão bem relatados na literatura, no entanto, o conhecimento sobre estes fatores, ainda não estão bem claros para a população. O que essa população conhece sobre os benefícios da atividade física e de como utilizar-se dela como meio de prevenção contra o desenvolvimento de algumas dessas doenças ainda foi pouco pesquisado em países em desenvolvimento como o nosso. Estudos epidemiológicos mostram que elevando o conhecimento da população sobre as causas das doenças, esta se torna mais suscetível a modificar seus hábitos e por consequencia diminuir o surgimento de agravos à saúde Os adolescentes também sofrem com estes distúrbios, pois são usuários de uma tecnologia que coloca cada vez menos movimento no seu dia-adia. A educação física escolar deveria ser uma ferramenta importante no processo da informação e no aumento do conhecimento dos seus alunos na área da saúde. Frequentar a escola e ter aulas de educação física deveriam ser suficientes para prover esses adolescentes de conhecimento sobre seu corpo e suas manifestações, conhecimento este necessário para alicerçar, desde cedo, uma mudança de comportamento capaz de preveni-los contra as DANTS*. Objetivo: Avaliar o conhecimento sobre atividades físicas dos estudantes do ensino médio da zona urbana da cidade de Pelotas. Metodologia: Estudo transversal de base escolar na zona urbana da cidade de Pelotas-RS. Será realizado um levantamento das escolas particulares e públicas existentes na cidade de Pelotas bem como o número de alunos matriculados nestes 13 educandários. Após este levantamento será realizado um sorteio das escolas que participarão da amostra. A coleta de dados será feita por meio de um questionário, contendo questões relativas a conhecimento sobre promoção de saúde através de exercício físico, conhecimento sobre doenças e agravos provenientes das DANTS e conhecimento sobre as aulas de educação física. 

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