Conhecimento Sobre o Lazer nos Cursos de Educação Física da Cidade de Belém
Por Gustavo Maneschy Montenegro (Autor), Wagner Wey Moreira (Autor).
Resumo
Esse artigo analisa os conhecimentos sobre o lazer desenvolvidos nos cursos de Educação Física da cidade de Belém. Na metodologia foram adotados como lócus da pesquisa os cursos de Educação Física da Universidade do Estado do Pará – UEPA e da Universidade Federal do Pará – UFPA. As fontes de análise elegidas foram os Projetos Político-Pedagógicos, as ementas e os Planos de Ensino das disciplinas que abordam o tema do lazer nas respectivas instituições. Como resultados, identificou-se que a UEPA procura discutir conteúdos relacionados às políticas públicas de lazer; direito ao lazer; lazer e qualidade de vida; lazer e sociedade. Na UFPA, evidenciou-se que a disciplina segue orientação didático-metodológica, enfatizando conhecimentos de cunho técnico aplicados ao lazer.
Referências
AGUIAR, Eliane do Socorro de Sousa. Análise do processo de reformulação do projeto político pedagógico do curso de educação física da UEPA: ação regulatória e emancipatória. 2009. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2009.
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.
ARANHA, Otávio Luiz Pinheiro. Currículos de formação de professores de educação física no Estado do Pará: conteúdos curriculares, concepções pedagógicas e modelos de profissionalidade. 2011. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. 292p.
________. Decreto n. 8.080 de 19 de Setembro de 1990. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 set. 1990. p. 8-16
________. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 dez. 1999. p. 25-40
________. Decreto n. 10.216, de 6 de Abril de 2001. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 6, abr. 2001. P. 15-30
BRITO NETO, Anibal Correia. O Impacto das diretrizes curriculares nacionais nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação em Educação Física do Estado do Pará. 2009. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2009.
CAMPOS, Priscila Augusta; SILVA, Sílvio Ricardo da. Formação profissional em Educação Física e suas interfaces com o lazer. In: ISAYAMA, Helder (Org.). Lazer em Estudo: currículo e formação profissional. Campinas: Papirus, 2010. p. 143-161.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2005.
COELHO, Higson Rodrigues. Formação de professores de educação física: limites, contradições e possibilidades da prática como componente curricular dos cursos de graduação do Estado do Pará. 2010. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Centro de Ciências Sociais e Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
GORDO, Margarida do Espírito Santo Cunha. A formação profissional em Educação Física no Pará e a aspiração discente. 2011. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.