Conhecimento tático declarativo e processual em jovens jogadores de basquete ao longo de uma temporada esportiva
Por Willian José Bordin da Silva (Autor), Tatiane Mazzardo (Autor), Gabriella Nelli Monteiro (Autor), Layla Maria Campos Aburachid (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Este estudo comparou o conhecimento tático declarativo (DTK) e processual (PTK) de atletas de basquete, considerando diferentes tempos de prática, categorias e sua classificação na temporada. A amostra foi composta por 67 atletas do sexo feminino, com idade entre 12 e 17 anos (14,60±1,25), participantes da temporada estadual Sub14 e Sub17 de 2018, para integrarem a avaliação da prova DTK. Quanto ao PTK, eram duas equipes, uma de cada categoria. Os dados foram analisados por meio da ANOVA two-way, do teste T e das correlações Kappa de Pearson e Cohen. Ao considerar os momentos da temporada, o DTK dos sub-17 foi superior ao dos sub-14 no primeiro e segundo momentos, com valores de significância de 0,003 e 0,001, respectivamente. Em relação à classificação, os finalistas foram melhores no DTK em ambas as categorias no primeiro e no segundo momentos. Não encontramos correlação entre DTK e PTK. Concluímos que o tempo de treino não interferiu nos níveis DTK ou PTK, a categoria Sub17 foi melhor no DTK enfrentando o Sub14, exceto no terceiro momento da temporada, e os finalistas apresentaram melhor DTK.