Conhecimento Tático Declarativo e Processual no Futebol: Análise nas Categorias Sub-14 e Sub-15
Por Jorge Victor de Oliveira Silva (Autor), Pablo Juan Greco (Autor), Juan Carlos Pérez Morales (Autor), Henrique de Oliveira Castro (Autor), Gustavo de Conti Teixeira Costa (Autor), Gibson Moreira Praça (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
Este estudo objetivou analisar a relação entre o Conhecimento Tático Declarativo (CTD) e o Conhecimento Tático Processual (CTP) e compará-los entre atletas das categorias sub-14 e 15. 40 atletas das categorias sub-14 (n=22) e 15 (n=18) de duas equipes foram avaliados por meio do Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Futebol – TCTD: Fb2 e do teste de campo do Sistema de Avaliação Tática no Futebol – FUT-SAT. Os resultados apresentaram correlação significativa e moderada entre CTD e CTP, ausência de diferença entre os escores dos testes de CTD e CTP entre categorias e diferenças significativas sobre a incidência de alguns princípios táticos e para o número total de ações táticas entre categorias. Conclui-se haver associação entre os construtos de conhecimento declarativo e processual, como sugerido na literatura, e que as diferenças entre as categorias residem sobre como decidir no contexto do jogo.