Conhecimento tático declarativo em atletas de basquetebol da categoria sub-12: análise a partir do tempo de jogo deliberado
Por Cleiton Pereira Reist (Autor), Gabriel Rodrigues Guariento (Autor), Marcelo Augusto Dias Silva (Autor), Mauro Vinícius de Sá (Autor), Juan Carlos Pérez Morales (Autor).
Resumo
Os objetivos deste estudo foram: relacionar o jogo deliberado com o conhecimento tático declarativo em praticantes de basquetebol; comparar o nível de conhecimento tático declarativo em praticantes de basquetebol com diferentes tempos de jogo deliberado durante a iniciação à modalidade. Participaram do estudo 271 praticantes da categoria sub-12. Utilizou-se o IMCTD-Bb, que consiste em 17 cenas editadas. Aplicou-se o teste de Spearman e Mann-Whitney. Estabeleceu-se os pontos de cortes em percentis. Verificou-se uma relação positiva entre as variáveis (r= 0,275; p< 0,001). Os atletas com maior tempo de jogo deliberado apresentaram maiores pontuações no IMCTD-Bb (p<0,001; tamanho do efeito= 0,356). A priorização do jogo deliberado na iniciação esportiva é crucial para melhorar a conhecimento tático e a leitura de jogo.