Resumo

Introdução: Esta tese segue o modelo escandinavo, sendo composta por uma introdução ampliada, objetivos, métodos, resultados à partir de um artigo de revisão de escopo (RE) e um artigo original estruturado por dois estudos e considerações finais. Objetivos: Mapear sistematicamente estudos com testes/instrumentos para avaliação do conhecimento tático (CT) de jovens futebolistas (RE); e Validar o Test de Conocimiento Táctico Ofensivo en Fútbol (TCTOF) para o contexto brasileiro (Artigo Original). Métodos: O protocolo e o desenvolvimento do artigo de revisão foi registrado (https://osf.io/h5b9m) e seguiu o PRISMA-ScR (TRICCO et al., 2018). No estudo 1 do artigo original houve a tradução, análise semântica, back translation, equivalência transcultural, validação de conteúdo e de face. No estudo 2 a amostra final do TCTOF-BR foi constituída por 768 futebolistas entre 12,0 e 17,9 anos de idade. A validade de construto foi determinada por análise fatorial exploratória (AFE), confirmatória (AFC) e pelo método da diferença de grupos conhecidos. Para selecionar as questões incluídas na análise fatorial recorreu-se à análise teórica e empírica dos itens. A consistência interna foi determinada pela confiabilidade composta (CC) e pelo coeficiente de Kuder-Richardson (KR20) e a estabilidade temporal pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI). Resultados: Na revisão de escopo, foram identificados 22 estudos entre 1997 e 2019, relatando 27 instrumentos para avaliação do CT. Quanto aos testes, 41% avaliam o CT mediante situações reais de jogo; os demais por meio de questionários, entrevistas e vídeos. Muitas foram as denominações encontradas para o CT. Apenas 36% relataram o uso de alguma base teórica. A maior parte dos trabalhos relatou dois tipos de validade (54%) e dois de fidedignidade (45%). No estudo 1 do artigo original, a avaliação transcultural e a validação de conteúdo mostraram um CVCt de 0,96 e 0,87, respectivamente. A validade de face foi indicada por mais de 95% da amostra. Após análise teórica e empírica dos itens, 15 questões foram incluídas no Teste de Conhecimento Tático Ofensivo no Futebol (TCTOF-BR). A AFE mostrou um modelo com adequado ajuste (KMO = 0,69 [0,67 – 0,77]; Bartlett p < 0,001) composto por 4 fatores que explicam 58,2% da variância total. A AFC demonstrou índices de ajustamento muito bons para o TCTOF-BR (X2/gl = 1,54, GFI = 0,99, CFI = 0,94, TLI = 0,92, PGFI = 0,71, PCFI = 0,76, RMSEA = 0,03, ECVI = 0,26). O método de grupos conhecidos mostrou diferença no resultado do TCTOF-BR entre todas as categorias e perícia (p < 0,01). A CC foi de 0,89, o KR20 de 0,74 e o ICC de 0,85. Conclusões: Diversas são as denominações na literatura e raros são os testes desenvolvidos ou validados com amostra brasileira para avaliar a componente tática. O Teste de Conhecimento Tático Ofensivo no Futebol (TCTOF-BR), versão brasileira com 15 questões, apresentou satisfatórias evidências quanto à adaptação transcultural, validação de conteúdo, validação de face, validação de construto, consistência interna e estabilidade temporal, demonstrando ser um teste válido e confiável para a avaliação do conhecimento tático de jovens futebolistas brasileiros de 12 à 17,9 anos de idade.

O trabalho não possui divulgação autorizada

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