Integra

O ensino da Educação Física na escola deve possibilitar a aprendizagem nas diversas dimensões de conhecimentos no âmbito da educação física, contemplando dentre eles, o conhecimento na dimensão atitudinal (saber ser) (FREIRE, 2004). As crenças e os valores dos professores refletem diretamente na sua prática pedagógica (CURTNERSMITH; MEEK, 2000). Baseado nestes conceitos, o presente estudo tem por objetivo caracterizar o conhecimento atitudinal retido pelos alunos do ensino fundamental na educação física. A pesquisa é descritiva. A amostra é composta de 285 alunos. O instrumento utilizado é um questionário composto de 10 questões com respostas no formato de Likert, e caracteriza o conhecimento atidudinal em cinco dimensões (Tabela 1). A análise de dados foi realizada mediante o cálculo de freqüência relativa das respostas aos itens do questionário. Os resultados mostram que os conhecimentos atitudinais relacionados às dimensões de "saúde e aptidão física" (54,9%) e "autovalorização e autonomia" (52,8%) são objeto de registro pela maioria absoluta dos alunos investigados, indicando a sua assimilação de forma massiva. Nas demais dimensões, verifica-se ainda que a soma dos registros nas opções ‘sempre’ e ‘quase sempre’ indicam a apreensão pelos alunos de um largo espectro de conhecimentos atitudinais, haja vista a amplitude destes valores variar de 72,9% a 84,7%. Concluímos que os alunos denotam a apreensão de conhecimentos atitudinais nas suas diversas dimensões, quer seja na área mais especifica da educação física, quer seja em valores relativos às dimensões de caráter pessoal e social. Dessa orma, entendemos que a educação física escolar não está focada em revelar talentos do esporte, ou mesmo com a prática de movimentos descontextualizados. Este estudo  mostra o desenvolvimento do comportamento atitudinal dos alunos do ensino fundamental no percurso escolar, estabelecendo valores de cunho social e pessoal, os quais contribuem para a assimilação de atitudes e valores concernentes à dimensão da motricidade humana, bem como para o desenvolvimento do espírito cidadão.