Integra

introdução:

ao término de um curso superior espera-se que o graduado esteja habilitado e capacitado para exercer com qualidade a sua profissão. ao longo da formação, os acadêmicos, tanto do sexo feminino como do sexo masculino, tiveram, se cursaram a mesma instituição de ensino superior, os mesmos conteúdos e foram submetidos a processos pedagógicos semelhantes. formados, esses professores/profissionais irão desenvolver suas atividades em áreas específicas, por exemplo, o ex-acadêmico em educação física deverá estar preparado para ser um treinador, personal trainer, pesquisador e/ou professor, como também poderá atuar em diversos segmentos tais como: escolas, clubes, academias, hotéis e outros. entre as várias atividades físicas, professor/profissional de educação física poderá se dedicar a área de atividades aquáticas. tendo como base esse contexto foi que surgiu o seguinte questionamento: quais os conhecimentos e as competências que os professores/profissionais do sexo feminino e do sexo masculino consideram importantes para o professor/profissional que atua com atividades aquáticas em campo grande - ms? deste modo, o presente estudo tem por objetivo comparar as opiniões dos professores/profissionais, do sexo feminino e masculino, quanto as competências e os conhecimentos necessários para prática profissional com atividades aquáticas.

metodologia:

este estudo fez parte de um projeto maior que teve como objetivo caracterizar o universo dos estabelecimentos que ofereciam atividades aquáticas. os dados foram coletados pelos alunos do terceiro ano de educação física da universidade federal do mato grosso do sul, durante o primeiro semestre de 2003, como pré-requisito da disciplina de "natação i". o estudo teve caráter descritivo-exploratório (thomas e nelson, 2002), que busca expor fatos e dados estatísticos da realidade, e pode através dessas informações solucionar problemas e melhorar as aulas práticas. participaram desta pesquisa 39 professores/profissionais que atuavam com atividades aquáticas em escolas, clubes, academias e hotéis na cidade de campo grande - ms. foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: questionário, roteiro de observação e entrevista. para este estudo em particular, foram utilizados somente as questões pertinentes as competências e os conhecimentos que os professores de educação física julgavam essenciais para o exercício profissional com atividades aquáticas, relacionando sempre ao sexo do respondente.

resultados:

dos 39 professores/profissionais de educação física que atuavam com atividades aquáticas, 25 eram do sexo feminino, 11 do sexo masculino e três não responderam as questões relativas aos conhecimentos e as competências para o exercício de tal atividade profissional. os principais conhecimentos citados pelas professoras/profissionais foram: fisiologia (com 15 citações); anatomia (14 citações) e biomecânica (seis citações). para os professores/profissionais do sexo masculino os conhecimentos sobre anatomia e fisiologia foram citados, respectivamente, por oito professores/profissionais. quanto as competências necessárias para a prática com atividades aquáticas, das 25 professoras/profissionais (sexo feminino), quinze citaram ser essencial saber organizar e aplicar o planejamento didático-pedagógico das aulas e 13 disseram ser fundamental dominar os processos de ensino e de avaliação. os professores/profissionais do sexo masculino apontaram que o domínio corporal dos movimentos e sua conseqüente demonstração (quatro citações), eram competências imprescindíveis para propor estratégias de ensino adequadas aos alunos.

conclusões:

comparando os resultados obtidos nesta pesquisa pode-se concluir que tanto os professores/profissionais do sexo feminino quanto os do sexo masculino concordavam que o professor/profissional da área aquática necessitava de conhecimentos sobre fisiologia e anatomia. apesar destas indicações de conhecimentos serem pertinentes, elas denotam uma visão superficial dos mesmos, pois outros conhecimentos, tais como: as condições psicológicas e de saúde dos praticantes, conhecimento de métodos de ensino, da mecânica dos nados, dos princípios hidrodinâmicos, são igualmente relevantes para uma prática profissional em atividades aquáticas. analisando os dados dos professores/profissionais do sexo masculino pode-se notar que as condições físicas e estruturais dos locais de trabalho e a experiência prática determinam as opiniões sobre os conhecimentos e competências necessárias para o trabalho com atividades aquáticas. esta afirmativa está baseada na importância atribuída a demonstração dos movimentos, pois segundo eles essa competência era fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos. as professoras/profissionais do sexo feminino por estarem ligadas mais a escola e aos processos pedagógicos dos nados acrescentaram ainda ser necessário dominar os processos de ensino e de avaliação.

através dessa comparação foi possível observar que, mesmo atuando na mesma área, eles mudavam os conceitos sobre conhecimentos e competências para atuar com atividades aquáticas conforme o sexo