Resumo

O presente estudo objetivou abordar o ensino de conhecimentos conceituais e procedimentais relativos às lutas nas aulas de Educação Física para escolares do 5º (quinto) ano do ensino fundamental. Quanto a sua natureza, a pesquisa se caracteriza como aplicada, com a intenção de solucionar problemas ou necessidades concretas e/ou imediatas. Quanto ao tipo de procedimento para o processo de investigação, a pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação, bem como pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como qualitativa. A pesquisa envolveu a participação de uma turma de estudantes de 5º (quinto) ano do sexo masculino e feminino do ensino fundamental de uma escola municipal de Londrina, estado do Paraná. Para a coleta dos dados foram realizadas: observações nas aulas, registro das observações em diários de campo e aplicação de questionários junto aos estudantes. Realizou-se uma intervenção-ação, na qual foram abordados metodologicamente os conhecimentos conceituais e procedimentais das lutas nas aulas de Educação Física para o 5º ano do ensino fundamental, no decorrer de 21 aulas, sendo duas por semana, no período matutino. Constata-se por meio das observações e anotações, bem como pelas informações fornecidas pelos alunos de forma verbal e escrita que eles estudaram e apropriaram-se dos conhecimentos conceituais e procedimentais em luta corporal. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido foi relevante para uma aprendizagem mais significativa, oportunizando aos alunos, tornarem-se conhecedores em lutas, no que se referem a sua possível origem histórica, aspectos/características universais, classificações, entendimento de algumas modalidades e vivência das ações motoras relacionadas às lutas.

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