Conhecimentos Conceituais e Procedimentais na Educação Física Escolar: a Importância Atribuída Pelo Aluno
Por Carla Ulasowicz (Autor), João Raimundo Pereira Peixoto (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 3, n 3, 2004.
Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever o processo de ensino-aprendizagem sobre o sistema cardiovascular-respiratório (SCR) em alunos de 7ª e 8ª séries de uma instituição particular de ensino e verificar a importância que esses alunos atribuíram aos conhecimentos conceituais e procedimentais na disciplina Educação Física. Os alunos foram avaliados por um questionário de sete perguntas, sendo cinco perguntas referentes ao bloco temático estudado e duas que se reportavam à opinião deles sobre o processo de ensino. Os resultados obtidos demonstram que os alunos souberam responder corretamente as questões sobre o bloco temático estudado e concordam com os conhecimentos conceituais nas aulas de Educação Física. Dessa forma, o modelo pedagógico utilizado parece estar adequado ao objetivo aqui proposto.