Conhecimentos da Cultura Corporal de Crianças Não Escolarizadas: a Investigação Como Fundamento Para o Currículo
Por Marcos Garcia Neira (Autor), Jorge Sérgio Perez Gallardo (Autor).
Em Motriz v. 12, n 1, 2006. Da página 1 a 8
Resumo
O presente estudo teve como objetivo principal identificar os saberes que crianças não escolarizadas possuem sobre as práticas da cultura corporal e sua visão sobre a apropriação destas pelas aulas de Educação Física. Partiu-se do pressuposto que a abordagem sociocultural do componente sugere um desenho curricular que adote como ponto de partida, os saberes patrimoniais dos educandos. A comunidade investigada constituiu-se de 48 alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal que enfrentavam sua primeira experiência escolar. Os dados, obtidos mediante a utilização de entrevistas semi-estruturadas, foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2000). Como descoberta relevante destaca-se a diversidade de conhecimentos que os alunos possuem sobre as manifestações da cultura corporal, fato que contradiz alguns elementos presentes no discurso dos professores de Educação Física e que proporciona organização curricular diferenciada para o componente.