Conhecimentos Declarados Por Treinadores de Bocha Paralímpica Para a Intervenção Profissional

Por: Ana Flávia Backes, Daiane Cardos da Silva, Filipy Kuhn, , e .

Journal Of Physical Education - v.30 - n.1 - 2019

Send to Kindle


.Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os conhecimentos de treinadores de Bocha Paralímpica de Santa Catarina para sua intervenção profissional. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, a partir de estudos de caso múltiplos, com quatro treinadores com reconhecida competência na formação de atletas de bocha. A coleta foi realizada através de entrevista semiestruturada, e a análise dos dados, por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os treinadores valorizaram um conjunto de conhecimentos para sua intervenção, destacando os conhecimentos profissionais sobre as características dos atletas, os medicamentos e a funcionalidade dos equipamentos. Além dos conhecimentos interpessoais para estabelecer relações com staffs, auxiliares, pais dos atletas e demais atores do contexto esportivo, os conhecimentos intrapessoais para assumir os papéis de amigo, psicólogo e familiar dos atletas, também foram indicados como conhecimentos importantes para a sua intervenção profissional. Conclui-se que a valorização deste conjunto de conhecimentos pelos treinadores de Bocha Paralímpica está evidentemente relacionada ao elevado grau de deficiência dos atletas.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42810

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.