Conhecimentos e Competências dos Treinadores de Rugby de Categorias de Base: Comparação Entre Importância Atribuída e Domínio Percebido
Por Amanda Franco da Silva (Autor), Camila Borges Müller (Autor), Ciana Alves Goicochea (Autor), Marcelo Kopp Toescher (Autor), Eraldo dos Santos Pinheiro (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 44, n 1, 2022.
Resumo
Objetivou-se comparar a importância atribuída (IA) e o domínio percebido (DP) de conhecimento e competências de treinadores de rugby do campeonato nacional juvenil. Treinadores das seleções estaduais de rugby (n=19) responderam o Questionário dos Conhecimentos e Competências do Treinador sobre a IA e o DP classificados em escala Likert. O teste de Wilcoxon foi realizado para comparar IA e DP. Os resultados relacionados aos conhecimentos apresentaram IA significativamente maior que DP. Nas competências, apenas o item “planejar uma sessão de treino” não apresentou diferença significativa entre IA e DP. Conclui-se que a IA é maior que o DP em diversas questões relacionadas aos conhecimentos e competências percebidas de treinadores de rugby juvenil.