Resumo

A divisão do curso de educação física em dois currículos distintos, licenciatura e bacharelado, impõe ao estudante a escolha pelo campo de atuação profissional. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo transversal com abordagem qualitativa é investigar os conhecimentos e percepções de estudantes do curso de educação física sobre a divisão do currículo e a influência dessa mudança na escolha pelo curso da Universidade Federal de São Paulo. Para tanto, a metodologia se fundamenta no emprego de um questionário socioeconômico junto a 21 estudantes do curso para caracterizá-los e investigar o perfil socioeconômico dos mesmos e na realização de 12 entrevistas semiestruturadas com ingressantes e concluintes utilizando para análise os conceitos de capital cultural e habitus. As análises das entrevistas, a luz do referencial teórico proposto, mostram uma postura critica com relação a divisão do currículo de educação física. Por outro lado, as respostas sobre a escolha pela Universidade Federal de São Paulo indicam que o reconhecimento acadêmico e o prestigio social da Universidade influenciaram na escolha pelo curso de educação física desta instituição.

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