Resumo

Objetivos:
Realizar diagnóstico que possibilite reconhecer o que os alunos participantes do projeto de Extensão Educação Física na Escola Integrada (PEEFEI) já experimentaram no Programa Escola Integrada (PEI), quais modalidades os mesmos sabem praticar, como ocupam o tempo livre e como avaliam a sua qualidade de vida.

Métodos e Resultados:
Trata-se de um estudo descritivo realizado com 222 alunos de 5 escolas municipais de Belo Horizonte, através de questionário contendo 4 questões. Os resultados apontam que as atividades mais presentes nas experiências vivenciadas no PEI são o Futsal, Jogos/Brincadeiras e Dança. Estas também são as atividades que mais de 80% dos alunos afirma saber praticar. Voleibol, Handebol, Natação, Capoeira, Basquete e Ginástica também foram citadas. Assistir televisão foi a atividade mais presente na ocupação do tempo livre fora da escola, citada por 92% da amostra, seguida por visitar amigos ou parentes, Jogos Eletrônicos, Leitura, Internet, Praticar Esportes, Dançar. Ao avaliarem a própria qualidade de vida, 58% dos alunos a consideram muito boa, 31% a consideram boa, 6,1% regular, 2,8% ruim e 2,1% péssima.

Conclusão:
Conclui-se que Futebol, Jogos/Brincadeiras e Dança são as modalidades mais experimentadas no PEI e também são as modalidades que os alunos mais dominam. Basquete e Ginástica são modalidades que os alunos afirmam conhecer além do que foi experimentado no PEI. Assistir TV é a atividade de lazer mais citada e a menos citada é Dançar. Os alunos fazem uma avaliação positiva da sua qualidade de vida.