Conhecimentos, Hábitos de Lazer e Qualidade de Vida de Alunos Participantes do Projeto Educação Física na Escola Integrada
Por Kely Cristina F. Bastos (Autor), Roberto Simão Moreira Junior (Autor), Katia Regina de Sá (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Realizar diagnóstico que possibilite reconhecer o que os alunos participantes do projeto de Extensão Educação Física na Escola Integrada (PEEFEI) já experimentaram no Programa Escola Integrada (PEI), quais modalidades os mesmos sabem praticar, como ocupam o tempo livre e como avaliam a sua qualidade de vida.
Métodos e Resultados:
Trata-se de um estudo descritivo realizado com 222 alunos de 5 escolas municipais de Belo Horizonte, através de questionário contendo 4 questões. Os resultados apontam que as atividades mais presentes nas experiências vivenciadas no PEI são o Futsal, Jogos/Brincadeiras e Dança. Estas também são as atividades que mais de 80% dos alunos afirma saber praticar. Voleibol, Handebol, Natação, Capoeira, Basquete e Ginástica também foram citadas. Assistir televisão foi a atividade mais presente na ocupação do tempo livre fora da escola, citada por 92% da amostra, seguida por visitar amigos ou parentes, Jogos Eletrônicos, Leitura, Internet, Praticar Esportes, Dançar. Ao avaliarem a própria qualidade de vida, 58% dos alunos a consideram muito boa, 31% a consideram boa, 6,1% regular, 2,8% ruim e 2,1% péssima.
Conclusão:
Conclui-se que Futebol, Jogos/Brincadeiras e Dança são as modalidades mais experimentadas no PEI e também são as modalidades que os alunos mais dominam. Basquete e Ginástica são modalidades que os alunos afirmam conhecer além do que foi experimentado no PEI. Assistir TV é a atividade de lazer mais citada e a menos citada é Dançar. Os alunos fazem uma avaliação positiva da sua qualidade de vida.