Resumo

Introdução: O treinador esportivo configura-se como o profissional preparado para atuar no âmbito esportivo, considerando que possui a responsabilidade de organizar o processo de ensinoaprendizagem-treinamento e, em determinados casos, as competições. Dessa forma, a profissão de treinador exige o domínio de conhecimentos sobre diferentes fatores, os quais contribuirão para sua atuação e para a busca da melhor formação do esportista. Objetivo: Considerando que a formação inicial em Educação Física é uma das principais fontes de conhecimento para os profissionais da área, o objetivo deste estudo é verificar a importância atribuída por professores universitários de Educação Física aos conhecimentos necessários ao treinador esportivo, considerando a faixa etária desses professores. Metodologia: Participaram voluntariamente desta investigação descritiva 40 professores universitários de Educação Física. Aplicou-se um questionário especialmente construído e validado para o estudo com o propósito de identificar o nível de importância atribuída pelos professores aos conhecimentos necessários, na formação inicial, à formação de treinadores. Os dados obtidos foram analisados no software estatístico SPSS (versão 21), com nível de significância 5%. Resultados: Não foi encontrada evidência estatística de associação entre a faixa etária dos professores investigados e a importância atribuída aos conhecimentos necessários ao treinador esportivo. Entretanto, destacaram-se os conhecimentos relacionados à formação pessoal e profissional, considerando que 100% dos professores investigados perceberam-nos como muito importantes à formação do treinador. Conclusão: Observou-se que independente da faixa etária dos professores investigados, os mesmos não manifestaram conhecimentos divergentes acerca dos conhecimentos necessários ao treinador esportivo, evidenciando sim àqueles relacionados à formação pessoal e profissional, considerados importantes à formação do treinador.

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