Resumo

Na Educação Pré-escolar existem várias áreas do conhecimento que influenciam no desenvolvimento harmonioso e integral da personalidade do menino e da menina. Especificamente a partir das Noções Elementares de Matemática, fundidas com a área de Educação Física, é feita uma proposta de atividades com o objetivo de exercitar os conteúdos relativos ao trabalho em grupo. A proposta surge da necessidade de se buscar meios que facilitem a assimilação e exercício dos conteúdos de treinamento, comparação e reconhecimento de grupos, de forma mais divertida, mais prazerosa, que seja melhor recebida pelos bebês e seu desenvolvimento psicomotor é potencializado, fortalecendo as dimensões: cognitiva, motora, afetiva e social. Portanto, o elemento distintivo da proposta é a concepção das atividades projetadas em forma de jogo, rompendo com o tradicional no ensino dos referidos conteúdos no sexto ano de vida ou na pré-escola. Foi posto em prática na escola "Víctor Mestre Sardiñas" do município de San José de las Lajas, com grande aceitação por parte dos professores e principalmente dos pré-escolares.

Referências

Amasifuen, F., y Utia, I. (2014). Efectividad de un programa de juegos variados en la mejora de la motricidad gruesa en niños de 5 años de la I.E.I. N° 657 “Niños del Saber” del distrito de Punchana [Tesis de licenciatura. Universidad Nacional de la Amazonía Peruana, Iquitos]. https://repositorio.unapiquitos.edu.pe/handle/20.500.12737/4035

Cajamarca, E.L. (2018). Influencia del juego cooperativo en la psicomotricidad de los niños y niñas en la Institución Educativa Inicial N° 425- 107 en Buenos Aires, Ayacucho [Tesis de Segunda Especialidad Profesional de Educación Inicial. Universidad Nacional de Huancavélica]. https://repositorio.unh.edu.pe/handle/UNH/2113?show=full

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