Resumo

O "corpo" tem grande significado na Educação Física, tanto pelo aspecto biológico que constitui o centro das atividades da disciplina, como pelo fato evidente em seu campo teórico discursivo, do interesse e necessidade de conceituar corpo no sentido humano da palavra. Atualmente, conceitos emergentes na literatura científica, tecnológica e organizacional, evidenciam o surgimento de uma nova maneira de olhar o e para o mundo. Uma nova realidade alicerçada nas descobertas que a física quântica fez há cerca de quase um século, cujas conseqüências permitem, hoje, reescrever os conceitos de "corpo". Mediante este movimento de renovação e transição conceitual, valorativa e atitudinal em curso, o estudo em pauta procura identificar de que maneira os futuros profissionais da Educação Física, formados pela Universidade Gama Filho, estão se posicionando quanto a questões como a relação entre corpo e bioenergia e espiritualidade do corpo, que envolve os aspectos emocional, afetivo e sensível. São também desenvolvidas no contexto desta pesquisa, reflexões a respeito das transformações do paradigma moderno, além de traçar pontos relativos às bioenergias, no sentido de que estes possam apresentar-se como um auxílio aos profissionais da Educação Física, abrindo uma possibilidade para a compreensão de outras dimensões corporais. Como instrumento de coleta de dados, é utilizada a entrevista semi-estruturada, e para a análise dos dados coletados, a Análise de Discurso na perspectiva de Eni P. Orlandi que constitui um instrumental teórico-metodológico para a compreensão dos sentidos das formulações discursivas dos alunos-formandos no que diz respeito às suas representações de corpo. Desenvolve-se uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja construção se dá a partir de um referencial teórico que agrega conceitos filosóficos, científicos, artísticos e religiosos como tópicos para um repensar as questões do corpo para o espaço educacional e técnico da Educação Física. A interpretação final sobre os discursos dos informantes aponta para uma visão parcelar de corpo, evidenciando a necessidade de uma compreensão mais global a respeito da condição humana que venha recuperar valores, entre eles, os da própria dimensão do corpo e habilite o futuro profissional da Educação Física a enfrentar suas contínuas e crescentes complexidades diante da vida. Condições que parecem ser indispensáveis para a essência do ato educativo.

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