Resumo

A Educação Física Escolar brasileira passa por um processo de transformação, onde os professores muitas vezes se vêem divididos de um lado por um discurso que procura legitimar a própria prática e a existência da disciplina dentro da escola e de outro, pelas dificuldades encontradas na construção e efetivação de estratégias metodológicas que sejam capazes de atingir esse discurso legitimador. Na Pedagogia de Projetos o professor participa ativamente da organização do trabalho escolar, formando com os demais colegas e com os alunos uma equipe de trabalho, aprendendo novos saberes e competências, assim como um modo de agir coletivo, em favor da formação do conhecimento global. Dessa forma, o desafio de se estabelecer uma prática capaz de desenvolver competências e habilidades para agir no mundo de forma crítica e consciente se faz necessário nas aulas de Educação Física. A presente pesquisa se estabelece, de maneira qualitativa, como uma alternativa de investigação da implementação da Pedagogia de Projetos na Cooperativa Educacional de Viçosa- MG - COEDUCAR, mais especificamente pela construção do Projeto "Consciência do Corpo e do Corpinho", onde além da organização de todas as etapas do Projeto, foram também levadas em consideração as percepções dos alunos, pais e funcionários da Escola. O Projeto foi dividido em etapas e trabalhado desde o Maternal até o Ensino Médio; nesta proposta cada uma das turmas desenvolveu uma temática baseada na Cultura Corporal do Movimento, a Estética e a Ética e a organização do grupo, priorizando o entendimento das relações indivíduo/indivíduo, indivíduo/grupo e grupo/grupo. Na culminância deste Projeto toda a comunidade escolar teve a oportunidade de vivenciar o "Dia da Consciência Corporal". A Escola abriu suas portas para diversas experiências relacionadas ao corpo e a consciência que se te dele. Citando algumas: "Pilates para Pais e Filhos", "Conhecendo o meu rosto"- Massagem facial, "Eu me Transformo"- Auto-Maquiagem, "Superando Limites" - Desde Atividades de Aventura até a experimentação do Ballet Clássico, "Movimento Virtual" - Jogos Eletrônicos, e "Atividades de Integração"- Roda de Capoeira, Oficina de Judô e Kung Fu, Ginásticas, Treinamento Funcional, Jogos e Brincadeiras Tradicionais. Conclui-se que os Projetos proporcionam aos alunos uma aprendizagem pluralista e permite articulações diferenciadas de cada aluno envolvido no processo. A escolha do ensino aliado à pesquisa, como uma abordagem crítica, que envolva um processo de investigação individual ou coletiva dos conteúdos da Educação Física, permite aos alunos acessar diferenciadas maneiras de aprender, especialmente de aprender a aprender de maneira prazerosa e divertida.

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