Conscientização à luz de Paulo Freire e as aulas de educação física escolar
Por Vinícius dos Santos Moreira (Autor).
Resumo
Nos últimos anos, tem ganhado força estudos que demonstram como as idéias pedagógicas de Paulo Freire tem influenciado professores e professoras de Educação Física a desenvolverem suas aulas para esse componente curricular pelo Brasil afora. Nesse sentido, e para compor a ampliação dessas discussões, esse trabalho pretende refletir sobre como as experiências pedagógicas desenvolvidas na Educação Física escolar, podem favorecer o processo de conscientização de estudantes e professores à luz das ideias pedagógicas de Paulo Freire. Esse relato de experiência é composto por algumas práticas político-pedagógicas desenvolvidas por dois professores com estudantes de uma escola municipal de Santo André, durante os últimos quatro anos. Ao refletir sobre os resultados alcançados ao longo desse período, é possível observar que as tematizações e problematizações desenvolvidas durante os estudos das práticas corporais podem favorecer o processo de conscientização de estudantes, familiares e professores/as, de maneira a ampliar a “leitura de mundo” e passar da transitividade ingênua para transitividade crítica.