Resumo

O presente estudo teve como objetivo a análise metodológica da Educação Física escolar, com exemplos do ensino do Atletismo, na tentativa de encontrar novos modelos educacionais. Partindo de uma perspectiva dialética tenta abordar sobre os fins educacionais dentro da tendência crítica da educação, estando voltado continuamente para os reflexos da sociedade na prática escolar e vice-versa. Procura evidenciar dois pontos essenciais que são a dimensão social e a participação do aluno, admitindo que a realidade do contexto onde o fazer pedagógico irá acontecer determinará os demais pontos importantes do processo educacional. O trabalho está orientado para o momento histórico presente, abordando o fenômeno na sua totalidade, partindo de uma visão global e, em seqüência, pormenoriza o estudo através de situações pedagógicas, didáticas e metodológicas, indo do todo para a parte, sempre tendo o Atletismo como fonte para exemplificar situações concretas de ensino. Este estudo bibliográfico aborda Considerações Educacionais, uma parte histórica; a Escola Progressista; o ensino da Educação numa visão progressista. Procura enfatizar o jogo como processo e tem uma postura a favor do ensino crítico e da emancipação do proletariado. A importância desse trabalho consiste em ser mais uma tentativa de encontrar consonância entre a prática social e a prática escolar, para que assim os conteúdos programáticos encontrem maior significado para Educação Física e para os educandos. Que os ensinamentos escolares tidos como conhecimentos universalmente consagrados, sejam passíveis de análise e reelaboração conforme as necessidades e os interesses do contexto social onde estão sendo trabalhados. O importante é que a experiência da ação pedagógica proporcione ao educando transformações que sejam úteis em oportunidades da vida quotidiana durante toda sua existência, úteis como cultura, como instrumento para enfrentar as contradições de uma sociedade dividida em classes, enfim, úteis para emancipação. Dessa maneira fica evidenciada a valorização dos conteúdos formativos além do aspecto motor, para que a atividade física seja um meio de atingir a educação.

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