Resumo

este ensaio pretende contribuir para uma reflexão teórica sobre a construção do conheci-mento pedagógico do conteúdo (CpC) e o papel de charneira que desempenha no processo de gestão da base de conhecimentos para o ensino nas práticas pedagógicas da formação inicial em educação Física. integrante dessa base de conhecimentos, juntamente com os conhecimentos dos alunos, do conteúdo, pedagógico geral e do contexto, o CpC tem por incumbência transformar conhecimentos do conteúdo em conhecimentos ensináveis. daí, é desafio da formação inicial desenvolver o CpC dos estudantes-professores para que, por meio de experiências de prática pedagógica relevantes e adequadas, aprendam a gerir a base de conhecimentos e a ajustar decisões e intervenções às particularidades das situa-ções de ensino e aprendizagem. nesse processo, o CpC recebe informações das situações de ensino e aprendizagem; convoca conhecimentos na base de conhecimentos; faz interagir conhecimentos e informações; estabelece estratégias de ação; intervém na situação-proble-ma; avalia resultados; e arquiva os novos conhecimentos na base de conhecimentos. Como resultado dessa intervenção do CpC num ambiente de prática enriquecedor, toda a base de conhecimentos é reconstruída e aperfeiçoada, o que favorece a construção do próprio CpC e o alcance dos objetivos da formação dos futuros professores de educação Física

Acessar