Considerações Teóricas Sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na Formação Inicial em Educação Física
Por Daniel Marcon (Autor), Amândio Braga dos Santos Graça (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Resumo
este ensaio pretende contribuir para uma reflexão teórica sobre a construção do conheci-mento pedagógico do conteúdo (CpC) e o papel de charneira que desempenha no processo de gestão da base de conhecimentos para o ensino nas práticas pedagógicas da formação inicial em educação Física. integrante dessa base de conhecimentos, juntamente com os conhecimentos dos alunos, do conteúdo, pedagógico geral e do contexto, o CpC tem por incumbência transformar conhecimentos do conteúdo em conhecimentos ensináveis. daí, é desafio da formação inicial desenvolver o CpC dos estudantes-professores para que, por meio de experiências de prática pedagógica relevantes e adequadas, aprendam a gerir a base de conhecimentos e a ajustar decisões e intervenções às particularidades das situa-ções de ensino e aprendizagem. nesse processo, o CpC recebe informações das situações de ensino e aprendizagem; convoca conhecimentos na base de conhecimentos; faz interagir conhecimentos e informações; estabelece estratégias de ação; intervém na situação-proble-ma; avalia resultados; e arquiva os novos conhecimentos na base de conhecimentos. Como resultado dessa intervenção do CpC num ambiente de prática enriquecedor, toda a base de conhecimentos é reconstruída e aperfeiçoada, o que favorece a construção do próprio CpC e o alcance dos objetivos da formação dos futuros professores de educação Física