Considerando os Interesses dos Alunos na Reconstrução da Disciplina de Educação Física
Por Luciana Homrichde Cecco (Autor), Isabel Cristina Baggio (Autor), Ingrid Marianne Baecker (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Em meio às discussões sobre as novas diretrizes na área educacional, seguidas do processo de implementação e avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, refletimos sobre a disciplina de Educação Física na Escola Estadual Marieta D’Ambrósio de Santa Maria-RS. Pretendeu-se oportunizar a participação dos alunos desta escola no processo de reconstrução da disciplina, considerando seusJnteresses na escolha dos temas da cultura corporal de movimento a serem desenvolvidos durante as aulas. Esta escolha se deu a partir de reflexões feitas com os alunos sobre as diferentes possibilidades de trabalho com os elementos da cultura corporal de movimento e da ans respostas a dois questionários realizados com os alunos de 1a à 8a séries que freqüentavam esta escola. A partir das preferências apontadas por estes, foram ampliadas as temáticas trabalhadas nas aulas de Educação Física, como por exemplo o resgate da cultura infantil, através de jogos com diferentes materiais e possibilidades de expressão do movimento e a inclusão da dança e da capoeira no planejamento das aulas. Concluiu-se que esta experiênciafoi umpasso importante para a compreensão dos professores e alunos de que o currículo é uma construção social que se dá conjuntamente, o que é fundamental para contribuição para o desenvolvimento do processo de democratização de saberes e ações na escola.