Resumo

Os constrangimentos instrucionais são um importante fator influenciador da performance dos praticantes. O presente estudo visa analisar a influência de constrangimentos instrucionais ministrados pelo treinador na performance numa tarefa de 1x1 com finalização em futebol. Participaram voluntariamente 11 sujeitos (17,91±1,04 anos de idade) com 8,6±1,52 de anos de prática. Foram usadas três condições de instrução, uma de risco, outra de conservação da bola e uma neutra onde não se apela a nenhuma estratégia ou tática ofensiva. Foram detetadas diferenças significativas entre os três grupos, no que respeita à duração temporal da ação ofensiva (H(2) = 55,38; p ≤ 0,000), à recorrência bipedal (H(2) = 9,01; p ≤ 0,011), à ultrapassagem do defesa (H(2) = 10,61; p ≤ 0,005), à perda de bola por parte do atacante (H(2) = 11,42; p ≤ 0,003) e na quantidade de remates à baliza (H(2) = 11,42; p ≤ 0,003). Os resultados obtidos mostram o efeito dos constrangimentos instrucionais na performance dos praticantes.

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