Construção, aplicação e validação de uma escala de satisfação organizacional de stakeholders de organizações do esporte
Por Kleber Augusto Ribeiro (Autor), Fernando Freire Vasconcelos (Autor), Hamilton Luiz Correa (Autor), Ary Jose Rocco Junior (Autor).
Resumo
A satisfação dos stakeholders tem sido um construto frequentemente estudado no ambiente organizacional, especialmente relacionado ao trabalho e ao marketing (Amarah, & Langston, 2017; Hampton, & Hampton, 2004; Strong, Ring, & Taylor, 2001). Embora pouco estudado no campo da gestão do esporte, esse construto foi considerado como um fator determinante do desempenho organizacional (Chelladurai, 1987, 2014; Koski, 1995; Balduck, Buellens, & Maes, 2009; Winand et al., 2014). De acordo com Ribeiro et al. (2022), esses estudos abordaram a satisfação organizacional de forma superficial e não como uma medida psicométrica. Para Winand et al. (2014), esse construto organizacional merece uma avaliação mais cuidadosa e adequada. Objetivo: desenvolver, aplicar e validar estatisticamente uma escala para mensuração da satisfação organizacional de stakeholders internos de entidades regionais de administração do desporto brasileiras (ERADs), conhecidas como federações esportivas estaduais. Método: esta pesquisa caracterizou-se como predominantemente explicativa, metodológica e aplicada, empreendida por meio de uma abordagem de métodos mistos em três etapas (Vergara, 2010; Skinner, Edwards, & Corbett, 2015; Creswell, & Plano Clark, 2017). A primeira etapa foi desenvolvida por meio de métodos bibliográfico e documental e de análise de conteúdo, com vistas ao entendimento da dimensionalidade, de definição constitutiva e operacional do construto, de identificação das dimensões e elaboração dos itens do modelo, constituído como um instrumento em formato de escala tipo Likert de 5 graus (Bardin, 2016; Pasquali, 1999). A segunda etapa teve como objetivo validar qualitativamente o conteúdo do instrumento por meio de 3 juízes especialistas e utilização de técnicas de Índice de Validade de Conteúdo (CVI) e Porcentagem da Congruência Média (ACP) (Lynn, 1986; Polit, & Beck, 2006).