Resumo

A satisfação dos stakeholders tem sido um construto frequentemente estudado no ambiente organizacional, especialmente relacionado ao trabalho e ao marketing (Amarah, & Langston, 2017; Hampton, & Hampton, 2004; Strong, Ring, & Taylor, 2001). Embora pouco estudado no campo da gestão do esporte, esse construto foi considerado como um fator determinante do desempenho organizacional (Chelladurai, 1987, 2014; Koski, 1995; Balduck, Buellens, & Maes, 2009; Winand et al., 2014). De acordo com Ribeiro et al. (2022), esses estudos abordaram a satisfação organizacional de forma superficial e não como uma medida psicométrica. Para Winand et al. (2014), esse construto organizacional merece uma avaliação mais cuidadosa e adequada. Objetivo: desenvolver, aplicar e validar estatisticamente uma escala para mensuração da satisfação organizacional de stakeholders internos de entidades regionais de administração do desporto brasileiras (ERADs), conhecidas como federações esportivas estaduais. Método: esta pesquisa caracterizou-se como predominantemente explicativa, metodológica e aplicada, empreendida por meio de uma abordagem de métodos mistos em três etapas (Vergara, 2010; Skinner, Edwards, & Corbett, 2015; Creswell, & Plano Clark, 2017). A primeira etapa foi desenvolvida por meio de métodos bibliográfico e documental e de análise de conteúdo, com vistas ao entendimento da dimensionalidade, de definição constitutiva e operacional do construto, de identificação das dimensões e elaboração dos itens do modelo, constituído como um instrumento em formato de escala tipo Likert de 5 graus (Bardin, 2016; Pasquali, 1999). A segunda etapa teve como objetivo validar qualitativamente o conteúdo do instrumento por meio de 3 juízes especialistas e utilização de técnicas de Índice de Validade de Conteúdo (CVI) e Porcentagem da Congruência Média (ACP) (Lynn, 1986; Polit, & Beck, 2006).

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