Resumo

Tem havido uma grande busca pela modalidade de Ciclismo Indoor (CI) em academias, o que se deve ao êxodo dos praticantes de ciclismo de rua em prol de segurança, treinamento e praticidade, além do interesse pelo potencial do CI nos processos de emagrecimento e condicionamento cardiovascular. Há poucos estudos nessa área, dentre as principais causas, está à limitação da bicicleta de ciclismo indoor (BCI) que não quantifica a carga utilizada e da potência produzida. Isto tem dificultado a avaliação funcional e a prescrição adequada de treinamento. Assim, a solução é implementar a uma BCI um sistema de carga. O objetivo do estudo foi construir e calibrar uma BCI que gradue a carga utilizada e a potência produzida. A metodologia foi dividida em quatro etapas: 1) fundamentação teórica; 2)desenvolvimento do protótipo; 3) construção; e 4) calibração. O projeto baseou-se na adaptação, em uma BCI, de um sistema de carga do cicloergômetro de frenagem mecânica Monark (cesto de anilha), que mensura tais variáveis e é tido como padrão ouro. Considerações finais: a BCI por ter respeitado os fundamentos básicos do modelo de referência, por ter sido construída com materiais novos e pela manutenção das dimensões do circuito Roda-Volante/Coroa/Catraca padrão Monark, parecem impedir qualquer tipo de limitação para a possível validade de constructo do protótipo, além de ter baixo custo. Portanto, a BCI construída, por possibilitar a graduação de carga e a potência produzida, pode ser classificada como um cicloergômetro, além do que, sua geometria, fiel às características das bicicletas de CI, acabou por preencher uma lacuna existente nesta área.

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