Construção coletiva de uma proposta curricular de Educação Física no contexto da Educação Inicial
Por Cristiane Oliveira (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 308, 2024.
Resumo
Este artigo busca resumir o estudo que descreveu e analisou o desenvolvimento de um documento curricular de apoio à Educação Física na Educação Inicial em uma cidade paulista. O artigo descreve como foi desenvolvido o processo de construção do documento, a participação dos professores durante o processo de construção e como eles foram representados no produto final do processo. O estudo buscou basear-se nos aspectos legais da Educação Física, principalmente em relação à Educação Inicial, e procurou basear-se em outros estudos realizados sobre o tema. O estudo adotou metodologia qualitativa, teve caráter exploratório e puderam participar 77 professores que atuam na mesma rede de ensino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram atas de reuniões de professores, questionário de verificação e entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados qualitativamente e, à medida que surgiram, foram desenvolvidas variáveis indicadoras para análise. Para finalizar, a pesquisa sustenta que para que um documento curricular seja representativo e seguido na escola, ele deve ser construído de forma participativa com os professores que o receberão, ter base legal e ser plausível e consistente com a realidade do país. escola(s) a que se destina.