Construção de conhecimento sobre as relações de gênero na Educação Física escolar: análise documental do Blog Dibradoras
Por Maria Clara Pimenta Campos (Autor), Livia Roberta da Silva Velloso (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 5, 2023.
Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar as relações de gênero existentes nas práticas corporais, a partir das reportagens publicadas no Blog Dibradoras, na perspectiva de produzir conhecimentos que possam ser problematizados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de pesquisa qualitativa de interpretação de documentos em ambiente virtual online. Foram analisadas as reportagens publicadas no Blog Dibradoras entre os anos de 2020 e 2021 sobre a temática em tela. O material empírico foi submetido à análise temática. Os seguintes temas foram evidenciados no estudo: representatividade feminina no esporte; preconceito social e o descaso com o esporte; impactos da pandemia no esporte feminino; histórias de engajamento feminino no esporte; e assédio contra as mulheres no esporte. Concluímos que as mulheres ainda vivem diversas opressões para garantir a sua representatividade no mundo das práticas corporais, mas com um processo de engajamento coletivo, elas estão ganhando o seu espaço.