Construção de jangadas no nono ano do ensino fundamental: uma proposta para a Educação Física
Por Daniel Casarotto (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 312, 2024.
Resumo
As práticas corporais de aventura tiveram grande visibilidade nos últimos anos, o que resultou no aumento do número de praticantes. Porém, o ambiente escolar historicamente negligenciou essas práticas em detrimento de outras consideradas mais tradicionais. Após a criação da Base Nacional Comum Curricular em 2017, as práticas corporais de aventura passaram a fazer parte do conhecimento essencial da Educação Física no Brasil, além de classificá-las em duas categorias, dependendo do ambiente onde são desenvolvidas: práticas corporais de aventura urbana e práticas de aventura física na natureza. Este plano apresenta uma proposta de desenvolvimento de uma Unidade Temática sobre Práticas Corporais de Aventura na Natureza para o 9º ano do Ensino Básico, com a expectativa de que os alunos possam experimentar e apropriar-se de conhecimentos diversos, valorizando a segurança e a integridade física de todos os participantes, respeitando. o patrimônio natural e minimização dos impactos ambientais.