Resumo

Objetivos:

Este estudo teve como objetivo construir um perfil de índices específicos de aptidão física para velocistas adolescentes do sexo masculino da Seleção Nacional da China, que proporcione uma base para avaliação da aptidão para corridas para treinamento de adolescentes.

Materiais e Métodos:

Foram recrutados 229 adolescentes do sexo masculino e velocistas de nível equivalente para participar deste teste de índices. Foram usados o teste t e o teste Kruskal-Wallis para a primeira seleção dos índices de aptidão física. Na segunda seleção foi aplicada a análise dos componentes principais para selecionar fatores comuns com maiores valores característicos. Os índices de aptidão física analisados foram estatura, comprimento das pernas, medida B (circunferência do tornozelo/comprimento do calcanhar x 100%) e medida A (circunferência da coxa/comprimento da perna x 100%), hemoglobina, tempo de sprint 60 metros, tempo de sprint de 100 metros, salto de contramovimento (CMJ), velocidade máxima de salto de contramovimento, tempo de voo do CMJ, força máxima do CMJ, força do CMJ.

Resultados:

Foram selecionados 13 índices para avaliar as aptidões específicas dos velocistas da amostra, divididos em 3 categorias principais e 9 subcategorias. O peso de cada índice de aptidão foi confirmado e usado para construir uma escala de avaliação de aptidão padrão.

Conclusões:

Os índices antropométricos indicam os limites inerentes aos atletas na estrutura do movimento do sprint. Os indicadores fisiológicos indicam o potencial do atleta de gastar energia e recuperá-la em curto período. Os índices motores indicam a capacidade máxima do atleta no sprint, o poder de reação dos membros inferiores, a força e a potência máxima. Nível de evidência II, Estudos diagnósticos - Investigação de um exame para diagnóstico.

Acessar