Resumo

Com o processo de descentralização das políticas públicas e uma maior pressão social, cresce cada vez mais a necessidade da construção de instrumentos que monitorem e auxiliem sua avaliação. O estudo tem o objetivo de construir um instrumento de monitoramento de programas de desporto e lazer. A construção foi conduzida em duas etapas. A primeira consistiu numa pesquisa bibliográfica e documental para identificar os principais elementos utilizados nos processos de monitoramento e avaliação contidos na literatura. Também foi realizada uma pesquisa de campo, baseada na experiência da assessoria pedagógica do Geraldão, na Prefeitura do Recife (2009 - 2012), onde foi realizado o levantamento dos principais elementos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), a partir dos gestores. A conclusão desta etapa foi a construção de uma pré-matriz do instrumento de monitoramento. A segunda etapa da pesquisa consistiu na validação da pré-matriz por gestores e especialistas, na qual foi utilizada a abordagem quantitativa a partir da validade de conteúdo de Lawshe (1975). A validação permitiu a construção de um instrumento final para o monitoramento de programas desportivos e de lazer. O caminho foi traçado a partir do processo histórico das políticas públicas no Brasil; os fatores intervenientes na prática desportiva e os métodos e modelos de avaliação de política pública de desporto e lazer. O resultado foi um instrumento de monitoramento contendo dimensões, categorias, variáveis e indicadores de eficácia, eficiência e efetividade com base no objetivo geral e específicos do programa. As dimensões permitem categorizar o programa em sua fase de planejamento e execução, criando variáveis para a construção de uma base de dados. Essa base de dados são elementos essenciais para a quantificação dos indicadores. Foi validado com um grau elevado de concordância entre os especialistas, havendo consenso dos indicadores de eficiência e efetividade. Concluímos assim, que a construção do instrumento de monitoramento possibilita orientar os gestores para o planejamento e implementação dos programas desportivos e de lazer, a partir de dados reais, fundamentando a avaliação, apontando os “fatores facilitadores e os obstáculos que operam ao longo da implementação” (DRAIBE, 2001, p. 30), facilitando assim o processo de tomada de decisão.