Resumo

A avaliação é parte inerente a todo e qualquer processo ensino e aprendizagem, pois permite ao educador acompanhar a evolução do respectivo educando, estabelecendo parâmetros que possibilitem identificar as áreas em que o mesmo necessita de maior estimulação. Dada a dificuldade de encontrar instrumentos de avaliação de componentes motores voltados à iniciação esportiva de pessoas com deficiências físicas, particularmente aqueles direcionados ao público infantil, o presente estudo apresenta um protocolo avaliativo baseado na compilação, adaptação e criação de testes envolvendo componentes motores presentes no processo de iniciação esportiva, representados pelos fundamentos e comportamentos das modalidades esportivas em cadeiras de rodas. Diante do exposto, essa pesquisa tem como objetivo geral desenvolver e validar o Protocolo Avaliativo de Iniciação Esportiva em Cadeira de Rodas (PAIE-CR), voltado à avaliação dos componentes motores que influenciam no processo de iniciação esportiva em cadeira de rodas. E, mais especificamente, descrever o processo de elaboração e construção do Protocolo Avaliativo de Iniciação Esportiva em Cadeira de Rodas (PAIE-CR); Analisar o conteúdo do Protocolo Avaliativo de Iniciação Esportiva em Cadeira de Rodas (PAIE-CR) segundo a perspectiva de juízes especialistas (validação de conteúdo); Verificar a adequação e aplicabilidade do Protocolo Avaliativo de Iniciação Esportiva em Cadeira de Rodas (PAIE-CR) validado pelos juízes junto à população alvo do estudo, crianças com deficiência física. Trata-se de um estudo com enfoque misto, envolvendo abordagem quali-quantitativa de pesquisa. Caracteriza-se por ser um estudo descritivo, de corte transversal. A pesquisa foi dividida em três estudos, são eles: I) Desenvolvimento do Protocolo Avaliat

Acessar Arquivo