Resumo

Considerando a relevância dos cuidados corporais nos projetos de autoafirmação característicos da contemporaneidade, esta pesquisa teve como objetivo compreender os modos como professores de educação física que atuam em academias de musculação, gerenciam os padrões estéticos corporais em suas rotinas. Como referencial teórico, centramos nossas análises em abordagens socioantropológicas relacionadas à reflexividade do eu e nos processos de autogerenciamento ancorados no conhecimento disseminado pelos sistemas peritos. A pesquisa caracteriza-se como descritiva de metodologia qualitativa e foi realizada na cidade de Petrolina-PE. Utilizamos como método de investigação a entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise conforme os pressupostos metodológicos da antropologia interpretativa de Geertz e mediante a literatura relacionada ao tema. Participaram desse estudo 16 professores de educação física, de ambos os sexos. As narrativas dos participantes revelam o quanto esses professores dividem o seu tempo em função do cuidado do corpo do outro, e do seu próprio corpo, já que este é ao mesmo tempo seu instrumento de trabalho e lugar de experiências, o que requer o gerenciamento adequado das suas rotinas e demarca suas preocupações relacionas tanto a saúde, quanto a estética. O trabalho dos professores de Educação Física em academias de musculação demanda não apenas conhecimento técnico e teórico da área, mas, como percebemos ao longo dessa pesquisa, de um afinado manejo de seu cotidiano, tanto para atender a uma carga horária por vezes extensa e as diversas atividades que compõe seu dia, quanto para responder às expectativas de estabelecimentos, colegas e alunos.


 

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