Resumo

O presente ensaio tem como objetivo discutir e defender a necessidade de se construir culturas de inclusão nas aulas de Educação Física que se baseiem numa perspectiva humanista de Educação. Partimos de três idéias centrais: a cultura traduz um sistema de códigos e valores construídos pelos sujeitos que compartilham dos mesmos espaços de convivência. A inclusão em educação envolve princípios democráticos de participação social plena de todas as pessoas em todas as áreas da vida humana e vai além da simples aceitação e inserção de deficientes no sistema educacional regular. Os princípios que embasam a perspectiva humanista de educação podem apoiar e orientar uma práxis voltada para a construção de valores inclusivos, tendo em vista que se apóiam na valorização da pessoa em sua individualidade e exclusividade. Sendo assim, é preciso criar culturas de inclusão que favoreçam o acolhimento do outro não pelo que ele produz ou
pelas formas que ele exibe, mas pelo que ele é, independentemente de suas diferenças. É papel da Educação Física Escolar contribuir para a construção destas culturas de inclusão numa práxis voltada e orientada para a ressignificação do olhar sobre a diversidade.

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