Construindo o Futuro, Significado dos 40 Anos da Pós-graduação da Eefe-usp e Contextualização Histórica: Universidade e Ciência
Por Alberto Carlos Amadio (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 31, n 1, 2017. Da página 7 a 18
Resumo
A Universidade tem por meta o desenvolvimento do “novo”, da descoberta de rumos e busca de procedimentos, interagindo desta maneira no sistema de Ciência e Tecnologia (C&T), numa sociedade em permanente transformação, em acordo com SHEMBERG 1. Ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade nas áreas associadas correspondem bem ao espírito das concepções de Humbolt (1767 -1835), fundador da Universidade de Berlim, claramente aplicadas já no inicio século XIX, e que se espalhou pelo mundo acadêmico contemporâneo. A Humboldt devemos a fundamentação do conceito de formação, (“Bildung”) referência a um dos alicerces estruturantes da Universidade. Naturalmente, essas ideias já foram incorporadas e re= etem os atuais objetivos da Universidade da Era Moderna, constando de maneira clara nas normas e ideários destas instituições.